sexta-feira, 29 de abril de 2011

Blusa em Ponto Barra Pescador


Materiais e pontos utilizados

TAMANHOS P/M
Medidas da blusa acabada: 
P/M: 95 cm na linha do busto e 54 cm de altura
G/GG: 105 cm na linha do busto e 57 cm de altura

Materiais
- 8 novelos na cor preta (012), do fio Harmonia, da Aslan
- 1 agulha para tricô reta ou circular 5 mm
- Agulha para costurar malha
- Alfinete prendedor de pontos ou pedaço de fio
- 8 botões médios
Pontos utilizados
Ponto barra pescador: nº impar de pontos mais as bordas 
1a carreirinha.: em meia (carreira de base)
2a. carreirinha.: 1 tricô, 1 ponto meia duplo (introduzir a agulha direita no meio do ponto situado abaixo do ponto a ser tricotado e tecer um ponto meia); repita de * a *
Repetir sempre a 2a. carreira
Ponto meia ou jérsei
1a carreirinha.: em meia
2a carreirinha.: em tricô
Amostra - No Ponto Barra pescador e agulha 5 milímetros: 13 pontos x 34 carreirinhas = 10 centímetros

Representação gráfica das medidas (medidas aproximadas em centímetros)

Execução e acabamento

Execução
  1. Com a agulha 5 milímetros e o Fio Harmonia monte 31 (37) pontos  e teça no ponto barra pescador por 20 centímetros aumentando  1 ponto de cada lado a cada 6 carreirinhas por 3 vezes. (37; 43 pontos ao final dos aumentos). Deixe os pontos à espera num alfinete ou pedaço de fio.
  1. Com a agulha 5 milímetros e o Fio Harmonia monte 37 (43) pontos nas agulha 5 milímetros e teça no ponto meia ou jérsei por 20 carreirinha usando uma outra agulha, levante 37 (43) pontos da carreirinha de montagem dos pontos. Dobre ao meio.
  2. Retome os pontos deixados à espera da manga. Junte a faixa dobrada tecida em ponto meia à manga, tecendo em barra 1 x 1. Teça os pontos da faixa em ponto meia junto com os pontos da manga. (veja detalhe da manga).
  3. Continue a tecer a manga normalmente no ponto barra pescador, aumentando  1 ponto de cada lado a cada 6 carreirinhas por 2 vezes e depois 1 ponto de cada lado a cada 8 carreirinhas por 12 vezes.( 71; 77 pontos ao final dos aumentos)
  4. Ao atingir 43 (44) centímetros, corte o fio e deixe os pontos à espera na agulha esquerda.
  5. Monte 40 (42) pontos e teça no ponto de barra pescador. Teça os 71 (77) pontos deixados à espera da manga, e aumente (monte) 40 (42) pontos 
  6. Continue o trabalho por mais 18 (19) centímetros. (ombro)
  7. Divida o trabalho ao meio para a formação do decote e gola, arrematando 1(2) ponto no centro do trabalho. Restam 75 (79) pontos para cada lado;  Para tecer simultaneamente as 2 partes, emende um outro fio na 2ª metade dos pontos.
  8. Trabalhe os 75 (79) pontos e aumente 41 (41) pontos ao final da carreira. (metade da peça equivalente às costas)
  9.  Simultaneamente, para a outra metade da peça, monte 41 (41) pontos e teça os 75 (79) pontos.
  10. Aumente junto aos pontos recém montados para a gola, 1 ponto de cada lado a cada 4 carreirinhas por 5 vezes. Ao completar 12 centímetros desde o início da gola (decote), diminua 1 ponto de cada lado a cada 4 carreirinhas por 5 vezes. Aumente 1 (2) ponto ao centro  
  11. Arremate os pontos montados para a gola e continue reto nos pontos restantes, por mais 18 (19) centímetros. (ombro).
  12. Arremate 40 (42) pontos de cada lado e continue apenas nos71; 77 pontos para a formação da outra manga. A partir daqui, você vai tecer a outra manga invertendo as instruções iniciais.
  13. Continue a tecer a manga normalmente no ponto barra pescador, diminuindo   1 ponto de cada lado a cada 8 carreirinhas por 12 vezes, e 1 ponto de cada lado a cada 6 carreirinhas por 2 vezes .Deixe os pontos à espera num alfinete ou pedaço de fio.
    15. Monte 37 (43) pontos nas agulha 5 milímetros e teça no ponto meia ou jérsei por 20 carreirinhas usando uma outra agulha, levante 37 (43) pontos da carreirinha de montagem dos pontos. Dobre ao meio.
    16. Retome os pontos deixados à espera da manga. Junte a faixa dobrada tecida em ponto meia à manga, tecendo em barra 1 x 1. Teça os pontos da faixa em ponto meia junto com os pontos da manga. 
17. Teça no ponto barra pescador diminuindo 1 ponto de cada lado a cada 6 carreirinhas por 3 vezes. (37; 43 pontos ao final das diminuições). Teças mais 1 carreirinha em meia (carreirinha do avesso e arremate).

Acabamento 
Una as laterais da gola com uma costura. Feche com uma costura o restante da blusa, iniciando pelo punho em direção ao corpo. Atente para a posição da faixa de ponto meia. Ambas as mangas devem seguir a mesma direção, ou seja, viradas para baixo, na direção do punho. Pregue os botões na faixa de ponto meia, sendo dois para a parte da frente da manga e dois para a parte de trás.
Fonte:Revista Manequim

6 comentários:

  1. Olá Luciana, boa noite!
    Amei a sua visitinha, muito obrigada.
    Essa blusa é muito bonita, super chic, pena que eu não sei fazer tricô... rsrsrs
    Querida, que seu fim de semana seja muito abençoado.
    Beijos... Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Lu, que mãos de fada, dessas mãozinhas maravilhosas saem carinho, amor, dedicação e muitas peças lindas como esta blusa , ficou simplesmente divina, parabéns amiga que Deus te ilumine sempre ..
    bjos e fica com Deus..
    Regina.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,

    Q bonita blusa, e muito obrigada por nos explicar como se faz....esta muito bem explicado....

    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  4. Super criativo, muito show, parabéns!
    Abraços, Gladis.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana.
    Linda e charmosa.
    Adorei o ponto usado.
    Bom fim de semana para voce.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu.
    Tenta comprar aquele fio (Velvet) que vc gostou pela internet. Faz uma pesquisa pra ver qto sai com o frete. De repente fica mais em conta do que comprar aí na sua cidade. Tem 2 sites: do bazar horizonte e o clickfios...

    Essa blusa é maravilhosaaaaa!!!!

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu recadinho!